Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Semana Internacional do Acesso Aberto


Promovida pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) irá decorrer de 24 a 30 de outubro a Semana Internacional do Acesso Aberto, iniciativa internacional que tem como objetivo disseminar o acesso aberto ao conhecimento.

acessoaberto2.png

O Acesso Aberto significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas,  online, de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer reviewed), comunicações em conferências, relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho. É uma forma de tornar os resultados de investigação acessíveis livremente e online para toda a comunidade.

O Acesso Aberto não implica auto publicação, nem uma forma de ultrapassar o processo de revisão pelos pares, nem é uma alternativa para publicação a baixo preço.
 
Neste âmbito, o portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por 51 repositórios institucionais e 62 revistas científicas, e conta com mais de 350 mil documentos disponibilizados pelas instituições portuguesas, em acesso aberto.

 

20-10-2016 RD

 
       
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 30-06-2025